Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Segunda-Feira, 22 de Maio 2017
Rede de Mulheres Parlamentares organiza Formação sobre Fiscalização Orçamental com Enfoque no Género

 

A Rede de Mulheres Parlamentares de Cabo Verde (RMP-CV) promove, de 15 a 17 Março, na Câmara de Comércio de Barlavento, ilha de São Vicente, Jornadas de Formação sobre Fiscalização Orçamental com Enfoque no Género.

 

A formação visa fortalecer a capacidade das deputadas da RMP, parlamentares e técnicos parlamentares da Assembleia Nacional, em seguimento e fiscalização das despesas públicas.

 

As jornadas contam com a participação de representantes do Instituo Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), da Direção Nacional do Planeamento (DNP) e da Organização das Nações Unidas das Mulheres (ONU Mulheres).

 

Esta atividade tem o apoio técnico e financeiro do Pro PALOP-TL ISC, Projeto inteiramente financiado pela União Europeia, no montante de 6,5 milhões de Euros, executado pelo PNUD.

 

A formação é ministrada pela especialista Sénior em Género e Fiscalização Orçamental, Raquel Coello Cremades, e pela Especialista Júnior em Grupo de Mulheres Parlamentares e Fiscalização Legislativa com foco no género, Graça Sanches. As duas especialistas são responsáveis pela atividade do Pro PALOP-TL ISC para o Reforço das capacidades de Fiscalização Parlamentar Orçamental com Enfoque no Género nos PALOP e Timor Leste em 2017.

 

Para além das especialistas na área da Orçamentação Sensível ao Género, também estarão a apoiar na facilitação de temas, as especialistas seniores do projeto para a área parlamentar e para as Instituições Superiores de Controlo (ISC), Elisabete Azevedo-Harman e Maria Jesus Andrade.

 

De acordo com a Nota de Imprensa, os participantes irão analisar as diferentes implicações do Orçamento de Estado na promoção da igualdade e equidade de género.