Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Quinta-Feira, 28 de Outubro 2021
1ª SP de Outubro: PAICV interpela Governo sobre a Política Energética.

O Grupo Parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), através do Líder Parlamentar apresentou na tarde desta quarta-feira, 06, uma interpelação ao Governo sobre politicas energéticas.

 

Na sua intervenção João Baptista Pereira disse que a atual maioria, quando assumiu o poder, em 2016, engajou-se com o compromisso de reduzir os custos de contexto e promover a eficiência económica da energia, compromisso esse que, no mais, acrescentou, “foi engrossar a já enorme lista de promessas não cumpridas”.

 

Após a apresentação interveio o Ministro da Industria, Comercio e Energia para prestar esclarecimentos.

 

De seguida o Representante da Bancada Parlamentar do Movimento para a Democracia, João Gomes fez a sua comunicação assegurando que perante o recente anúncio da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) em aumentar o preço da eletricidade, o Governo assumiu uma “postura responsável” anunciando a redução do IVA na eletricidade e água de 15% para 8%, diminuindo assim a tarifa suportada pelos consumidores e aumentando a tarifa social de energia de 30% para 50%, por exemplo.

 

Já o representante da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, afirmou na sua intervenção que Cabo Verde, “infelizmente, de longa data” não tem tido a capacidade de retirar da natureza todas as potencialidades que o país tem em termos de energéticos.

 

“Hoje estamos perante uma situação extremamente difícil. diria mesmo muito complexo e muito complicado. Isto porque com a pandemia, temos agora uma crise energética mundial que acaba por nos apanhar com as "calças nas mãos" e portanto, sem capacidade de termos uma energia mais barata em termos da eletricidade”, afirmou.

 

A interpelação prossegue após o Periodo de Questões Gerais e Declaração Politica

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster