Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Terça-Feira, 19 de Janeiro 2021
1ª SP de Janeiro: Declaração Política do PAICV sobre o processo eleitoral na diáspora

A Bancada Parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) apresentou, durante o Período de Questões Gerais, uma Declaração Política onde pediu que sejam criadas as condições para a plena participação dos emigrantes nas próximas eleições legislativas.

 

A declaração que foi apresentada pelo Deputado eleito pelo Círculo Eleitoral da África, Estevão Barros que disse que, a pucos meses das próximas eleições legislativas, ainda não estão criadas as condições para que todos s cabo-verdianas possam participar nas eleições.

 

Estevão Barros salientou que há “sinais preocupantes” em relação à criação de condições favoráveis para o recenseamento eleitoral nos países de acolhimento dos emigrantes cabo-verdianos.

 

Para além do processo estar atrasado, Estevão Rodrigues indicou que não foram ainda criadas condições humanas e materiais que permitam um registo eleitoral célere e transparente, sobretudo nos países africanos, onde o processo ainda não foi iniciado.

 

“Estando todas as Comissões de Recenseamento Eleitoral (CRE) constituídas, com exceção de Moçambique, o recenseamento eleitoral apenas foi iniciado em Portugal e nos EUA. Faltam, em relação às demais CREs, enviar técnicos da DGAPE para formação sobre a operacionalização dos kits de recenseamento numa altura em que já não temos muito tempo pela frente”, indicou.

 

A Bancada Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) reagiu elencando vários ganhos e apontou uma serie de ações levadas a cabo pelo Governo para que o processo decorra normalmente.

 

Já a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) pediu ao executivo de Ulisses Correia e Silva que sejam criadas condições para que a diáspora possa participar mais ativamente nas eleições nacionais.

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster