Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Terça-Feira, 19 de Janeiro 2021
2ª SP de Novembro: Parlamento debate OGE2021, na generalidade

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2021 foi hoje apresentado ao Parlamento, pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, marcando assim o início da discussão e votação, na generalidade, do OGE.

 

No seu discurso, o chefe do executivo, afirmou que este OGE prossegue grandes objetivos como controlar a pandemia e desconfinar a economia, proteger os rendimentos, os empregos, as famílias e as empresas bem assim recuperar o país e colocá-lo na rota da Ambição 2030.

 

De seguida, interveio o líder da Bancada Parlamentar do PAICV que considerou que as metas do programa do Governo ficaram muito distantes de serem cumpridas não apenas por causa da COVID-19.

 

Mas, sobretudo, “por ausência de medidas e políticas adequadas para melhorar as condições propiciadoras do desenvolvimento”, conforme Rui Semedo.

 

Já a líder do Grupo Parlamentar do MPD considerou, no seu discurso, que esta proposta do OGE constituirá um dos principais instrumentos para a nova etapa pós-pandemia.

 

De acordo com a Deputada Joana Rosa, este OGE dará “continuidade à implementação de políticas e medidas que estão na base do programa deste Governo, para reconquistar e reforçar os valores, o emprego e as perspetivas destruídas pela pandemia da COVID-19”.

 

Já a União Independente e Democrática, UCID, considerou este OGE de “eleitoralista”, e que não dá resposta ás várias preocupações dos cabo-verdianos e que nem criará emprego.

 

Para António Monteiro este OGE esquece de sectores importantes como a pesca, visto que os armadores continuam sem acesso à banca para modernizar e aumentar a frota, esquecendo, igualmente do sector da agricultura.  

 

O debate, que terá a duração de 10 horas, pode ser acompanhado, em directo, através do http://portais.parlamento.cv/canalwebtv/        

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster