Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Sabado, 31 de Outubro 2020
Jorge Santos enaltece a cooperação Cabo Verde / Luxemburgo

O Presidente da Assembleia Nacional, recebeu hoje em visita de cortesia, o novo Encarregado de Negócios da representação diplomática do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde, em que o ponto fulcral das conversações foi a cooperação entre os dois países.

 

Thomas Barbancey, anunciou que o novo programa indicativo de colaboração para o quinquénio 2020-2025, recentemente assinado, vai beneficiar uma série de áreas como o emprego e a empregabilidade, energias renováveis.

 

Na ocasião, Jorge Santos, aproveitou para destacar que Cabo Verde e o Luxemburgo têm vários acordos de cooperação no valor de 70 milhões de euros, colocando-o na linha de frente dos grandes países apoiantes do desenvolvimento do arquipélago.

 

“Neste momento estamos a desenvolver um projeto nas nossas instalações que é o parque de transformação da luz em energia financiado por aquele país que vai diminuir a fatura de eletricidade da Assembleia Nacional em quase 40%.” – afirmou Jorge Santos.

Na sua opinião é um projeto demonstrativo da aposta na eficácia energética não só para a área económica como também para facilitar a parte institucional que é o caso do palácio que a partir do próximo mês estará a ser servido com um parque fotovoltaico.

 

Acredita também que vai ser um exemplo para as outras grandes instituições do Estado, nomeadamente, hospitais, prisões, universidades, pois, vai passar a funcionar com um entreposto de abastecimento tanto para as viaturas elétricas como para particulares.

 

Para terminar, Santos, cujos caminhos da cooperação com o Grão-ducado remontam aos tempos em que foi autarca, em Santo Antão, recordou que enquanto chefe da casa parlamentar tem recebido várias representações do grão-ducado daquele país monárquico.

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster