Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Sabado, 31 de Outubro 2020
Comissão de Seguimento da Lei da Paridade apela ao cumprimento da Lei nos próximos pleitos eleitorais.

A Comissão de Seguimento da Lei da Paridade (CSLP) reuniu-se hoje, na Assembleia Nacional, para avaliar o grau de cumprimento da referida Lei pelos partidos políticos e candidaturas de cidadãos. 

 

Em declarações  à imprensa, no final do encontro, a presidente da Comissão, Deputada Lúcia Passos, felicitou todos os partidos e candidaturas de cidadãos que conseguiram atingir a paridade nas respectivas listas, entretanto apelou para o cumprimento da Lei nos próximos pleitos eleitorais.

 

Da avaliação feita pela CSLP das 65 listas de candidaturas apresentadas por quatro partidos políticos (MpD - 22, PAICV - 22, UCID - 7 e PP-2) e 12 candidaturas independentes de grupos de cidadãos, 78,47 por cento cumpriram e 21,53 por cento não cumpriram o princípio da paridade.

 

Lúcia Passos salientou ainda que a CSLP não tem competências para obrigar ao cumprimento da Lei nem para impugnar as listas que não respeitam as normas legais, sendo esta competência dos Tribunais.

 

“A Comissão de Seguimento da Lei da Paridade faz um papel pedagógico que tem junto dos partidos políticos e da sociedade em geral na consciencialização da importância da paridade na consolidação da nossa democracia “, explicou Lúcia Passos.

 

De referir que Presidida pela Rede das Mulheres Parlamentares, a Comissão de Seguimento integra as instituições governamentais competentes nesta matéria, associação de mulheres dos partidos políticos de entre outras organizações da sociedade civil e da promoção da igualdade de género num universo de 14 instituições.

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster