Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Sabado, 31 de Outubro 2020
Jorge Santos traça principais eixos do plano de contingência- COVID 19

O Presidente da Assembleia Nacional, afirmou hoje que o plano de contingência parlamentar se assenta em três pilares fundamentais, começando pela definição de normas sanitárias a aplicar no tocante a higienização e conforto higiénico dos funcionários e dos deputados da Nação.

 

Em segundo lugar, Jorge Santos, apontou a institucionalização permanente de um posto sanitário, entretanto, instalado e que vai ser reforçado com técnicos ligados a delegacia de saúde da Praia, no sentido de acompanharem permanentemente a evolução salubre de todos quantos coabitam com o Parlamento.

 

Em terceiro lugar, referiu-se a imposição de normas restritivas das atividades do Plenário que passa a funcionar com o máximo de 42 deputados sendo que a parte restante intervirá em vídeo-parlamento, estando no país ou na diáspora, obrigando a que se faça um grande investimento como forma de dotar o hemiciclo a nova realidade.  

 

Na oportunidade, falou ainda do tempo excelso das reuniões presenciais no hemiciclo que doravante, não podem passar as 4 (quatro) horas, contra as 8 (oito) 9 (nove) horas praticadas até recentemente, contando a partir de agora com um núcleo comunicacional que será o elo de ligação sociedade civil - funcionários - deputados.

 

Lembrou ainda, a importância do Parlamento como o epicentro do sistema político cabo-verdiano, de onde não emanam apenas leis, mas que também deve servir de exemplo tácito de que pandemia não desaparece de um dia para o outro e que exige medidas a curto, médio e longo prazo.

 

Em jeito de remate reiterou a sua firme convicção de que há que adaptar-se a nova conjuntura, restringindo a forma de funcionamento do palácio, que também passará a receber pontualmente reuniões públicas externas, apenas quando solicitadas pelos órgãos de soberania, os partidos políticos, respeitando escrupulosamente as normas sanitárias.  

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster