Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Sexta-Feira, 25 de Setembro 2020
Termina a Conferência Mundial dos Presidentes dos Parlamentos Nacionais com a COVID-19 como pano de fundo

O fórum que decorreu durante dois dias, ou seja, 19 e 20 do decorrente mês, realizado pela primeira vez em modo digital, sob o lema "Liderança parlamentar por um multilateralismo mais eficaz que proporcione paz e desenvolvimento sustentável para as pessoas e o planeta."

Nele participaram sobretudo Presidentes e outros membros dos parlamentos, diplomatas, cientistas e representantes de organizações multilaterais para discutir a cooperação parlamentar internacional para enfrentar os desafios que um mundo COVID-19 enfrenta, incluindo o acesso à saúde, as desigualdades sociais e económicas e a emergência climática.

De acordo com a Presidente da UIP: "a crise está afetando cada centímetro das nossas vidas. Este não é apenas um teste de nossa resistência para resistir aos perigos atuais.

É também, prosseguiu Gabriela Cuevas: "Uma oportunidade de tirar o melhor proveito de nossa sabedoria; traçar um caminho para um futuro que seja justo e justo, sustentável e próspero, inclusivo e compassivo. Podemos e devemos reconstruir melhor".

Aliás, no comunicado final ficou vincado que que é também: "Uma oportunidade única na vida de refletir sobre como queremos viver como sociedades e tomar medidas corretivas para formar

uma comunidade global com um futuro compartilhado para a humanidade".

O mesmo documento refere ainda “A atual crise pandémica serviu para expor as fragilidades das nossas sociedades e demonstrar a urgência de erradicar a pobreza. Por isso, para sermos ousados para transformar Agenda 2030 em realidade precisamos reforçar, como destaca o debate desta conferência, a todas as cooperações internacionais como meio importante de concretizar essa ambição.

A nível parlamentar reafirmou-se a importância crucial que os parlamentos têm em cumprir o seu papel constitucional, de modo que as pessoas sejam incluídas e tenham voz na tomada de decisões, garantindo o seu bem-estar e fortalecer a democracia e reforçar a confiança das pessoas nas instituições.

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster