Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Sabado, 26 de Setembro 2020
2ª SP de Julho: Parlamento debate Estado da Nação

A Assembleia Nacional analisa esta sexta-feira, 31, o Estado da Nação, num debate de cinco horas aberto pelo Primeiro Ministro, e que acontece em plena crise pandémica.

 

Na intervenção inicial, Ulisses Correia e Silva, destacou os ganhos do país ao longo destes quatro anos, entretanto reconhece que a pandemia da COVID-19 alterou profundamente o contexto internacional e nacional e que Cabo Verde, tal como os outros países do mundo está perante uma crise sanitária, económica e social grave, a nível mundial, sem precedentes.

 

De seguida interveio a Deputada e Líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde  (PAICV) que afirmou que mesmo antes da pandemia, Cabo Verde já tinha recuado em muitos indicadores.

 

Para Janira Hopffer Almada “não é razoável que o Governo Neoliberal queira, agora, atribuir todas as culpas, pela situação dramática da Nação, à pandemia da Covid-19, zerando os 4 anos de mandato, que antecederam essa mesma pandemia”.

 

Por sua vez, a Líder Parlamentar do MPD, Joana Rosa, disse que, Cabo Verde, com a liderança deste Governo, poderia concluir esta Legislatura com particular sucesso e brilho e pleno de êxitos.

 

Entretanto “viu-se forçado a redefinir prioridades e a encarar esse novo desafio, tendo em conta o impacto desse flagelo mundial, imposto por essa crise sanitária inesperada, com consequências económicas, ainda, entre nós e no mundo, imprevisíveis", frisou a Líder Parlamentar do MpD na sua alocução.

 

Já a União Cabo-Verdiana e Democrática (UCID) considerou que o esforço realizado pelo Governo para fazer face a esta situação "não tem sido suficiente" e as pessoas continuam com graves problemas

 

"Quando dizemos que o país não está bem, significa dizer que as pessoas, as famílias, as empresas e as instituições também não podem estar bem", acrescentou António Monteiro para quem a população jovem viu os empregos fugirem-lhe por entre os dedos e esperam que "os políticos, de uma forma geral, encontrem uma solução na resolução dos seus problemas".

   

Os sujeitos parlamentares deram continuidade ao debate sobre o Estado da Nação, com a apresentação de visões e argumentos sobre a atual situação do país.


Após esta Sessão, os Deputados entram de férias, voltando a reunir-se em Outubro.

  

O debate pode ser acompanhado, em direto, através do http://portais.parlamento.cv/canalwebtv/

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster