Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Domingo, 29 de Novembro 2020
Empossada Comissão de Seguimento da Lei da Paridade

O Presidente da Assembleia Nacional conferiu posse, hoje, à Comissão de Seguimento da Lei da Paridade, que será presidida pela Rede de Mulheres Cabo-Verdianas (RMP-CV).

 

Ao proferir o seu discurso Jorge Santos lembrou que “não são muitas as leis” que exigem uma Comissão permanente de acompanhamento, e que esta prerrogativa na Lei da Paridade deve-se à sua “ação pedagógica”.

 

Ainda durante a cerimónia, o Presidente da Casa Parlamentar afirmou que a Comissão, por ser constituída por personalidades com participação ativa a nível das atividades social, política e económica, irá atingir os objetivos e garantir a aplicabilidade da Lei da Paridade.

 

Jorge Santos reconheceu que certamente haverá necessidade de se fazer algumas adaptações à lei, e que caberá à Comissão “analisar, fazer as devidas adaptações e trilhar o seu próprio caminho”.

 

Comissão ora empossada, refira-se, tem por incumbência recolher e tratar toda a informação de caráter estatístico, técnico e científico relevante para a concretização da presente lei, a qual elabora relatórios periódicos de avaliação, com vista à revisão da lei.

 

Igualmente poderá promover consultas necessárias com os partidos políticos, os serviços de administração central e municipal, bem como contactos com as comunidades, com vista a conhecer o grau de implementação.

 

 

Para além da RMP-CV integram a Comissão catorze membros pertencentes a instituições governamentais em matéria de promoção e igualdade de género, associações de mulheres dos partidos políticos bem assim organizações da sociedade civil. 

 

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster