Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Domingo, 5 de Julho 2020
2ª SP de junho: MpD apresenta declaração política sobre municipalismo

A bancada Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) apresentou hoje, 25, uma declaração política sobre a política autárquica do executivo liderado por Ulisses Correia e Silva.

 

A declaração foi introduzida pela líder Parlamentar do partido que sustenta o Governo que considerou que, estes 4 anos da atual governação do país veio trazer uma nova atitude em relação ao exercício do poder em Cabo Verde.

 

Uma atitude que, segundo Joana Rosa, é “caracterizada por uma visão de parceria e de respeito mútuos entre o  Governo e todas as Câmaras Municipais do País, independentemente das suas cores partidárias, tendo como pano de fundo a complementaridade, a subsidiariedade e o espírito de missão de serviço público, com impactos fortes no reforço da descentralização e na luta contínua pela redução das desigualdades e assimetrias regionais, promovendo o desenvolvimento harmonioso do todo nacional”. 

 

Por seu turno, a bancada Parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) asseverou que o municipalismo é um ganho de todos os cabo-verdianos.

 

O Deputado José Sanches lembrou os ganhos que ocorreram durante a década de 2000, nomeadamente a construção de escolas, estradas, hospitais, centros de saúde, eletrificação rural, e que tiveram como objetivo “engradecer e elevar a autoestima de todos os municípios no arquipélago”.

 

Já para a UCID o percurso dos municípios é aceitável. António Monteiro lembrou  que as transferências dos sucessivos Governos é um dever e não um favor.

 

As autarquias precisam de mais recursos financeiros e humanos para as aspirações na criação de condições para que tenham a felicidade que todos gostariam e esperam. Quando o Governo transfere valores necessários para que as autarquias possam colocar em prática aquilo que os munícipes estão a espera pensamos que é um dever do Governo.. Não se trata de nenhum favor”. Finalizou o líder da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

 

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster