Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Domingo, 5 de Julho 2020
2ª SP de junho: Bancada Parlamentar do PAICV retira confiança política ao Presidente da Assembleia Nacional

A Sessão Plenária prossegue no hemicilo da Assembleia Nacional e, esta quinta-feira, 25, o líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) apresentou uma declaração política na qual o seu Grupo Parlamentar retira confiança política ao Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.

 

Rui Semedo, justificou esta decisão com o facto  do Presidente do Parlamento ter demonstrado, “vezes sem conta, que não se dá bem com o Regimento da Assembleia Nacional, violando-o de forma grosseira, deliberada e intencional, em favor do Governo ou em favor da maioria Parlamentar ou simplesmente não cumprindo os procedimentos normais que já faziam parte da já relativamente consolidada tradição parlamentar".

 

Ainda na sua declaração, o líder Parlamentar do maior partido da oposição acusou Jorge Santos de não ser um Presidente “imparcial e equidistante de todos os Deputados” e que, por este facto deixou de merecer a confiança do Grupo Parlamentar do PAICV.

 

Em reação, a líder da bancada do Movimento para a Democracia (MpD) afirmou que a declaração política do PAICV demonstra que o partido não tem agenda e que escolheu o Presidente da Assembleia Nacional como alvo para afundar o Parlamento.

 

Joana Rosa reiterou “apoio integral e sem qualquer reserva” ao chefe da Casa Parlamentar lembrando que, apesar de ter sido eleito com os votos do PAICV, este partido não tem mecanismos para o tirar da mesa.

 

Já a UCID considerou que os ataques pessoais na política não ajudam e só servem para dificultar a vida do Parlamento.

 

António Monteiro reconhece as falhas do Presidente da Assembleia Nacional no desempenho das suas funções, assim como de todos os sujeitos parlamentares, apelando à “tolerância” para que se possa ter um Parlamento cada vez mais forte.

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster