Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Domingo, 5 de Julho 2020
2ª SP de Maio: Parlamento debate Politicas Públicas para o Mundo Rural.

O debate mensal com o Primeiro-ministro sobre as “políticas públicas para o mundo rural e medidas para um contexto de emergência” proposta pelo Grupo Parlamentar do PAICV, decorre no Hemiciclo da Assembleia Nacional.

 

Logo após a aprovação da Ordem do Dia deu-se inicio ao debate com a intervenção do Primeiro-ministro.

 

Ulisses Correia e Silva anunciou as medidas e os investimentos do seu executivo na mobilização da água para a agricultura e para o consumo humano com o objectivo de mitigar os efeitos da seca.

 

A Bancada Parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) interveio através da lider do maior partido da oposição. 

 

Janira Hopffer Almada afirmou que, durante quatro anos, o executivo teve "condições para desenvolver reformas estruturais e cumprir todos os compromissos assumidos" pelo que quer saber quais os ganhos em termos da melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas e das famílias do campo.

 

Já a   comunicação do Movimento para a Democracia (MpD) ficou a cargo da Líder Parlamentar que reconheceu que há quatro anos que o mundo rural vive “em constante emergência”.

 

Joana Rosa diz, contudo, que não faltou ao Governo vontade de, paulatinamente, resolver os problemas que foram surgindo e de apostar na melhoria de vida da população do campo e na modernização da agricultura.

 

Por sua vez, o líder da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) pediu ao Governo que “repense a sua política rural” porque as pessoas que vivem no mundo rural estão a passar por grandes dificuldades devido à falta de chuvas e de políticas públicas.

 

De acordo com António Monteiro, as famílias continuam a ter grandes problemas sobretudo nesta situação de pandemia. “Apesar de terem recebido as cestas básicas ainda não conseguiram ter a ajuda financeira de 10 mil escudos pelo que o Primeiro ministro tem de dizer neste debate quando terão direito a este montante”, concluiu António Monteiro.

 

A segunda Sessão Plenária de Maio pode ser acompanhada, em direto, através do http://portais.parlamento.cv/canalwebtv/

 

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster