Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Domingo, 5 de Julho 2020
Jorge Santos defende reforço da autonomia financeira dos estados africanos na luta contra a COVID 19

O Presidente da Assembleia Nacional, afirmou hoje, durante as comemorações do dia de África, que a pandemia de COVID 19 que grassa no mundo e o fronteiro continente em particular, interpela aos estados africanos a repensarem a sua estratégia no que diz respeito à autonomia financeira, libertando-se gradualmente da dependência externa.

 

Nesta ordem de ideias, a solução, segundo Jorge Santos, pode passar perfeitamente pela reflexão de sobre uma nova estratégia que propicie a sustentabilidade dos processos de desenvolvimento de cada país, de cada região, num processo que nunca será bem-sucedido sem o investimento nos recursos humanos, com atenção especial na juventude.

  

Entretanto, reconheceu que a Africa de hoje é bem melhor do que a de há 10 anos atrás, advogando, no entanto que, a solução imediata para enfrentar parte dos problemas, passa também pela industrialização, ou seja, o aproveitamento dos recursos naturais com enfoque na agricultura, no turismo sem perder de vista investimento na democratização do continente.

 

Aproveitou para vincar que a presença de Cabo Verde nas várias instituições nomeadamente no Parlamento pan-africano, no Parlamento da CEDEAO e na família da Francofonia, espaços que na sua opinião constituem fóruns privilegiados para o desenvolvimento da diplomacia internacional com uma visão integradora regional e continental.

 

Em jeito de remate, elogiou os esforços de uma forma firme e global, por parte dos governos e instituições na luta contra os efeitos catastróficos da COVID 19, menorizando o sofrimento dos povos, pois, no seu dizer, o esforço africano é e deverá ser sempre, coletivo, alicerçado em vínculos, valores e desígnios comuns, como os da paz, da democracia e do desenvolvimento.

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster