Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Quinta-Feira, 28 de Maio 2020
1ª SP de Maio: PAICV interpela o Governo sobre a estratégia do país para fazer face à COVID-19

Os trabalhos parlamentares prosseguem no hemiciclo da Assembleia Nacional e, na manhã desta quinta-feira, 14, após o período de questões gerais, o Grupo Parlamentar Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) interpelou o Governo sobre a estratégia do país para fazer face à COVID 19.

 

Na sua intervenção, o líder da Bancada do PAICV reconheceu alguns ganhos importantes nomeadamente o facto da maior parte das ilhas não terem sido infectadas.

 

Entretanto, Rui Semedo mostrou-se preocupado com ilha de Santiago pedindo medidas mais estruturantes, “Santiago, teima em fugir ao controle das autoridades apresentando, diariamente, casos e situações preocupantes que exigem medidas e ações talvez mais estruturantes para inverter esta tendência que não está a nos deixar tranquilos”

 

 

Em reacção, o Ministro do Estado elencou um conjunto de medidas de proteção que o executivo vem adoptando para mitigar os efeitos da COVID-19.

 

Fernando Elísio Freire reconheceu, no entanto, que “a situação é anormal e de excepção e todas as previsões apontam para uma profunda recepção económica com consequências duras que exigem enorme sacrifico de toda a nação cabo-verdiana.

 

A comunicação do Bancada Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) coube à presidente da direção.

 

A Deputada  Joana Rosa afirmou que até este momento, Cabo Verde é um caso de sucesso no combate ao novo coronavírus e tem recebido elogios da própria Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

A intervenção da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) foi feita pelo Deputado António Monteiro que considerou de “bastante responsável” a postura do seu partido nessa matéria.

 

Entretanto, o que preocupa a UCID é o futuro, o pós crise de acordo com Monteiro, “não se avizinha nada agradável exigindo do Governo responsabilidade acrescida para criar condições para que o sofrimento e as dificuldades que vamos tendo no país possam ser paulatinamente ultrapassados” 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster