Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Quinta-Feira, 12 de Dezembro 2019
2ª SP de Novembro: Parlamento aprova, na generalidade, Orçamento de Estado para 2020

O Parlamento aprovou sexta-feira, na generalidade, a Proposta de Lei que aprova o Orçamento de Estado para o Ano Económico de 2020  com 36 votos favoráveis do Movimento para Democracia (MpD) e 26 votos contra da oposição (PAICV-23 e UCID-03).

 

Após dez horas de debate, iniciado na quinta-feira de manhã, os eleitos nacionais aprovaram o OE 2020, um diploma que, conforme o executivo, está virado para as pessoas, com mais rendimento social para as famílias, como para a juventude.

 

Durante a declaração de voto, o partido que suporta o Governo (MpD) justificou o seu voto favorável por entender se tratar de um orçamento que possibilita “a formação e estágios profissionais para mais de 10 mil jovens” e porque “o Governo está a cumprir, de forma planeada e consertada”, com a implementação de acções que beneficiam vários sectores sociais e profissionais, conforme o Deputado Armindo Luz.

 

Já o PAICV, através do Deputado Julião Varela, justificou o voto desfavorável porque este OE “foge para bem longe dos compromissos firmados, já que abandona a meta de fazer crescer a economia à média de 07 por cento (%) ao ano, não repõe um centavo ao poder de compra dos trabalhadores, em cinco anos”, entre outras razões.

 

A UCID, também votou contra. Através do Deputado João Santos Luis afirmou que o Governo “falhou” em duas das principais promessas da Legislatura, nomeadamente, “o crescimento médio da economia em 07% e a criação de 45 mil empregos”.

 

De referir que igualmente na sexta, os eleitos nacionais aprovaram o Orçamento privativo da Assembleia Nacional com 36 votos favoráveis do MpD e a abstenção do PAICV e da UCID.

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster