Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Segunda-Feira, 26 de Agosto 2019
Sessão Conjunta PAP recomenda Lei Modelo da Paridade a nível da União Africana

A adopção de uma Lei Modelo da Paridade a nível da União Africana é uma das recomendações da reunião conjunta do Parlamento Pan-Africano (PAP) que acontece na cidade da Praia.

 

Esta recomendação surgiu durante a apresentação do painel “Empoderamento da mulher e paridade do género no Senegal, Guiné Conakri, Tunísia, Ruanda, Tunísia e Cabo Verde”.

 

De acordo com a Deputada cabo-verdiana e Presidente da Comissão de Género, Família, Juventude e Pessoas com Deficiência do Parlamento Pan-Africano, Lúcia Passos, a intenção é levar estas recomendações para o Parlamento Pan-Africano que, por sua vez, fará chegar a Resolução até a União Africana para que ela possa ser discutida a nível dos Chefes de Estado.

 

Durante a apresentação do painel foram partilhadas experiências de todos os países a nível do empoderamento económico, da igualdade do género e participação política.

 

Em matéria de igualdade do género e paridade o Ruanda ocupa o quarto lugar  a nível mundial,  e  primeiro emÁfrica.

Já o Senegal ocupa o terceiro lugar a nível da África ocidental enquanto Guiné Conakri aprovou, em Maio passado, a sua Lei da Paridade.  Gâmbia e Cabo Verde estão em processo de aprovação da Lei da Paridade.

 

A sessão conjunta da Comissão Permanente de Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais e da Comissão de Género, Família, Juventude e Pessoas com Deficiência do Parlamento Pan-Africano termina esta sexta-feira, 9.

 

 

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster