Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Segunda-Feira, 26 de Agosto 2019
3ª Cimeira Africana sobre a Tuberculose recomenda criação de grupos Parlamentares para luta contra a doença.

Os trabalhos da 3ª Cimeira Africana sobre a Tuberculose prosseguem na Assembleia Nacional e hoje recomendou-se a criação de grupos Parlamentares para a Tuberculose em todos os Parlamentos africanos.

 

O encontro, que acontece no âmbito da sessão descentralizada de duas comissões do Parlamento Pan-Africano, recomendou ainda a criação de um grupo parlamentar lusófono para luta contra esta doença que anualmente mata milhares de pessoas no continente africano.

 

Segundo a Deputada cabo-verdiana e Presidente da Comissão de Género, Família, Juventude e Pessoas com Deficiência do Parlamento Pan-Africano, Lúcia Passos, a ideia é criar um grupo que integre os Países Africanos de Língua Portuguesa e depois um grupo maior incluindo Portugal, Brasil e Timor-Leste.

 

A ideia é ter um grupo africano e um grupo da CPLP para podermos trabalhar em conjunto, influenciar os governos em termos de aumento do orçamento para esta causa. Queremos que os países a nível do orçamento da saúde atinjam 15% do PIB. Portanto esta é recomendação da OMS”, assegurou Lúcia Passos.

 

 

A ideia da criação de um grupo parlamentar lusófono para a Tuberculose já conta com os apoios de Moçambique e de Angola, que participam nesta  reunião prevista para terminar esta terça-feira, 06, com a apresentação da Declaração da Praia.

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster