Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Segunda-Feira, 17 de Junho 2019
Jorge Santos faz balanço da participação na Cimeira do Canadá

 O Presidente da Assembleia Nacional, que regressou recentemente da Cimeira Mundial do Governo Aberto, realizada em Otava, Canadá, conferenciando hoje com os jornalistas em jeito de balanço, aproveitou a oportunidade para expor as principais linhas de força que nortearam as suas intervenções durante o fórum que durou três dias.

 

Deste modo, Jorge Santos, começou por destacar a participação de Cabo Verde na rede mundial dos parlamentos abertos, um dos temas que dissertou a partir da tribuna do encontro, onde defendeu que a informação parlamentar deve ser biunívoca, ou seja: “os deputados devem “romper os muros dos gabinetes” para ouvirem as opiniões dos cidadãos e vice-versa.”

 

Constatou também que, no que tange à transparência, os cidadãos e a sociedade civil devem participar ativamente no processo da fiscalização das atividades do Governo e do Parlamento, através da consulta de dados, não deixando esse papel única e exclusivamente a cargo das organizações parlamentares e dos governos.

 

Defendeu ainda durante o encontro a necessidade da aprovação de leis que favoreçam a paridade e igualdade do género nas esferas de decisão política, social e cultural sobretudo nos países africanos e na América Latina, para citar apenas estes, onde infelizmente, se regista ainda um grande déficit de tais preceitos.

 

Outro tema que foi levado à consideração dos participantes prende-se com o designado - “desafio atual da humanidade” qual seja o desemprego que atinge sobretudo a camada jovem onde vincou que: “Sem a participação ativa da juventude nas políticas ativas de emprego é impossível construir-se soluções sustentáveis para enfrentar essa problemática.

 

A Cimeira Mundial de Otava, contou com a participação do 1º Ministro canadiano, Presidentes de parlamentos de vários países.

 

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster