Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Terça-Feira, 26 de Março 2019
Rede de Mulheres Parlamentares cabo-verdianas entrega Projeto de Lei da Paridade à UCID

Uma delegação da Rede de Mulheres Parlamentares (RMPCV) chefiada pela sua Presidente, Deputada Lúcia Passos, entregou na tarde desta quarta-feira, 13 de Março, a última versão do Projeto de Lei da Paridade aos Deputados da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID).

 

No ato de entrega, a Presidente da RMPCV, Lúcia Passos, apelou ao voto pessoal do Presidente da UCID, bem assim para que este faça um trabalho de sensibilização junto dos Deputados do seu partido, de modo que esta iniciativa legislativa seja aprovada por unanimidade.

 

Lembrou ainda que esta Lei irá permitir uma maior adesão das mulheres á vida política e será uma oportunidade daquela força política ter mais senhoras nas suas fileiras.

 

O Presidente da UCID, António Monteiro felicitou a RMPCV pela iniciativa que considerou de “extremamente importante” para o desenvolvimento da democracia cabo-verdiana, porque, considera, "é necessário ter no país uma proporção equilibrada dos géneros em todos os setores".

 

Entretanto, manifestou algumas preocupações relativamente às próximas eleições. “Se a lei for aprovada assim como ela está, a UCID poderá ter dificuldades de apresentar candidaturas nas próximas eleições autárquicas e legislativas em algumas ilhas e concelhos. Á exceção de São Vicente, o grau de dificuldade em trazer senhoras para a UCID é tremenda. Porque aqui nós temos que diferenciar duas questões: uma é a dimensão dos partidos que já estiveram no Governo e outra é a dimensão dos partidos que nunca estiveram no Governo”.

 

Segundo António Monteiro não basta dizer que as mulheres têm de vir para a política “é preciso incentivá-las”.

 

Defende que o Estado deveria criar alguns incentivos às mulheres nomeadamente abaixar impostos ou diminuir horas de trabalho para que, a par desta Lei, as mulheres sintam mais incentivadas para entrarem para a política.

 

Para além da Rede de Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas estiveram presentes no encontro representantes do ICIEG e da Associação de Mulheres Juristas.

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster