Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Terça-Feira, 26 de Março 2019
AP-CPLP: "A primeira jornada começa no primeiro passo" afirma o novo Presidente Jorge Santos

Jorge Santos, na qualidade de Presidente da Assembleia Nacional, assumiu hoje a Presidência rotativa da Assembleia Parlamentar da comunidade dos países de língua portuguesa, durante a VIII edição do órgão que termina hoje na cidade da Praia.

 

Devido a ausência forçada do Presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, quem deveria presidir a cerimónia, foi o deputado Marino Rodrigues quem teve a responsabilidade de fazer a passagem de testemunho do seu país para Cabo Verde.

 

Na sua intervenção, o parlamentar afirmou que o Brasil despede-se da Presidência da Assembleia Parlamentar, com o sentimento de dever cumprido mas com a certeza de que a direção vai ficar entregue em “excelentes mãos”, ou seja, de Cabo Verde.

 

Rematou dizendo que os países da CPLP vem criando um espaço comum de aproximação que ultrapassa a questão histórica e linguística com vista a continuar a desenvolver um programa ambicioso para o próximo biénio, em benefício de todos.

 

No seu discurso, o novo Presidente comprometeu-se, entre outros, a trabalhar, para não só materializar o Plano de Atividades a propor, mas também para suportar e fiscalizar a realização da Agenda da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, assumida na Ilha do Sal, em Julho de 2018.

 

Na hora de assumir as “acrescidas funções” Jorge santos agradeceu a presidência brasileira pelo trabalho desenvolvido no mandato anterior e que nos permitirá melhores condições para se avançar mais, quer no aspeto organizativo, quer na materialização da Agenda a aprovar.

 

Entre outras metas, prometeu tomar medidas no sentido da facilitação dos vistos de entrada, saída e permanência para os cidadãos da comunidade, no espaço territorial da CPLP; facilitar condições de investimento e de circulação de capital, privilegiando áreas como os transportes, as comunicações e as novas tecnologias.

 

 

Durante a cerimónia foram apresentados os Membros que compõem a nova Mesa do órgão.

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster