Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Sabado, 19 de Janeiro 2019
AP-CPLP: Presidente da República considera que existe grande "expetativa" em relação à presidência de Cabo Verde

O Presidente da República considerou hoje que existe uma grande expectativa em relação à presidência cabo-verdiana, na Comunidade de Países de Língua Portuguesa ( CPLP).

 

Jorge Carlos Fonseca fez esta declaração no ato de abertura da VIII Reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP que acontece na cidade da Praia, sob o lema “CPLP uma Comunidade de Pessoas”.

 

De acordo com o Chefe de Estado, esta expectativa deve-se ao percurso histórico e cultural de Cabo Verde, bem assim por que este arquipélago está e sempre esteve de “corpo e alma na CPLP, sem ambiguidades e dotado de uma grande clareza de propósitos”.

 

Como exemplo, Fonseca citou, no seu discurso, o Estatuto de Cidadão Lusófono, aprovado pela Assembleia Nacional em 1997, e que adotou uma se'rie de medidas nomeadamente a isenção e facilitação de vistos a uma vasta categoria de pessoas dos países lusófonos.

 

Ainda na sessão de abertura, interveio o representante da Câmara dos Deputados do Brasil, Deputado Márcio Marino, que fez um breve balanço da gestão brasileira durante a presidência da CPLP. 

 

De acordo com aquele parlamentar brasileiro, a Assembleia Parlamentar só terá razão de existir enquanto estiver trabalhando para a consolidação do intercâmbio entre os Parlamentos membros, com vista a contribuir para a paz, democracia, direitos humanos e estado de direito.

 

O Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Francisco Ribeiro Telles também usou da palavra nesta que é a sua primeira participação na reunião de um órgão estatutário

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster