Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Terça-Feira, 26 de Março 2019
AP-CPLP: Jorge Santos preside abertura oficial

Na Sala de Sessões, onde decorrem os trabalhos, entoou-se a morna na voz de Cremilda Medina, que no gozo das suas faculdades vocais lembrou que Cabo Verde sem morna el é um terra sem sol sem calor, da inspiração de Manel D’Novas, para reafirmar a candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade.

 

Logo a seguir, o Presidente da Assembleia Nacional que ao longo dos dias que antecederam o fórum tem assumido, ser este o momento da «viragem» no sentido de triunfar ante alguma inércia prevalecente, defendeu que: “Por isso, a nossa ação tem que ir para além dos decretos, dos protocolos ou dos tratados”

 

Jorge Santos foi mais longe assumindo que: “Somos depositários de uma herança histórica comum que, salvaguardando as especificidades próprias, nos moldou com muitos traços e interesses comuns, que vamos ter que saber defender e preservar, neste mundo cada vez mais globalizado.”

 

Todavia, reconheceu, durante a sua intervenção, que esta herança histórica, que se manifesta especialmente na Língua Portuguesa e na Cultura e que é importante preservar, necessita de instituições comuns fortes, interventivas a nível global mas capazes de salvaguardar a nossa identidade e realizar os sonhos comuns dos nossos povos.

 

Depois do Chefe da Casa parlamentar de Cabo Verde, intervieram um representante da Câmara dos Deputados do Brasil, em substituição do Presidente que se encontra em viagem para participar no evento, Secretario Executivo da CPLP, e o Presidente da Republica de Cabo Verde e  da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster