Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Quarta-Feira, 21 de Novembro 2018
RPPD recorda 89º aniversário do Campo de Concentração do Tarrafal

A Rede Parlamentar da População e Desenvolvimento (RPPD) celebra esta segunda-feira, 28, o 89º aniversário da instalação e do funcionamento do antigo Campo de Concentração do Tarrafal com uma conversa aberta, no auditório da Universidade de Cabo Verde.

 

A conversa aberta envolve alunos, professores, comunidade académica e sociedade civil, para debate, no auditório do campus da Uni-CV, sobre esta prisão, também conhecida como Campo de Morte Lenta, implantada pelo regime colonial português em Cabo Verde.

 

De acordo com o Presidente da RPPD, Deputado José Soares, a rede pretende com esta iniciativa contextualizar mais um ano do funcionamento da antiga prisão, enquanto espaço de memória colectiva e de negação dos direitos humanos e da população prisional, com vista a recolha de subsídios para uma mesa redonda internacional, prevista para 2019, em parceria com os parceiros nacionais e internacionais.

 

Pretende-se igualmente com esta mesa redonda internacional contribuir para a preparação de uma eventual candidatura do ex-Campo de Concentração a Património Mundial da Humanidade e mostrar aquilo que foi a história desta prisão, enquanto lugar da “privação da liberdade dos homens” durante a ditadura do regime salazarista.

 

Esta iniciativa da RPPD, refira-se, conta com a parceria da coordenação dos cursos de História e Património e Filosofia da universidade pública.

 

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster