Tel: +(238)2608000
Fax: +(238)2622660
Segunda-Feira, 17 de Dezembro 2018
São Filipe: Sala cheia na Conferência Parlamentar Diálogo Eleitos/Eleitores no processo de consolidação da Democracia

A conferência Parlamentar decorreu em São Filipe e contou com uma elevada participação dos filipenses, sobretudo jovens, que foram ouvir a opinião dos deputados e especialistas sobre a necessidade de se abrir o Parlamento mais à sociedade.

 

Ao presidir a cerimónia de abertura,  o Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, disse que a discussão do como e por quê  promover a abertura do Parlamento deve ser feito de forma descentralizada. De referir que conferência do género já foi realizada nas ilhas do Sal e de São Vicente.

 

De acordo com Jorge Santos, a abertura dos Parlamentos nacionais é um imperativo porque é clara a existência da vontade das comunidades em interagir mais com o Parlamento. Um desejo que considera legítimo, pois “somos os representantes do povo e os deputados têm de corresponder a esta vontade de interacção e de engajamento dos cidadãos para como a Assembleia”, afirmou.

 

Para além do Presidente da Assembleia Nacional, a sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de São Filipe, da Embaixadora da União Europeia e da Representante Adjunta do Sistema das Nações Unidas.

 

Os três conferencistas deram perspectivas diversas sobre as formas e mecanismos de melhoria das relações do Parlamento e dos parlamentares com a sociedade.

 

Esta iniciativa parlamentar contou com a parceria do Projecto Pro PALOP-TL ISC que é inteiramente financiado pela União Europeia, num montante total de 6.5 milhões de euros, dos quais 6.4 milhões, administrados directamente pelo PNUD e visa o reforço das capacidades das Instituições Superiores de Controlo, Parlamentos e Sociedade Civil para o controlo externo, fiscalização parlamentar e escrutínio público das despesas e contas públicas, com acções a serem realizadas num horizonte de quatro anos (2014-2017) em todos os PALOP e em Timor-Leste.

 

 

@ Copyright 2014. Assembleia Nacional de Cabo Verde, Design and Architecture by Technician programmer of ANCV . Optimizado para 1024x786
Todos os direitos reservados webmaster